OUÇA EM MP3
 
A Maçonaria

A Maçonaria é uma sociedade, onde todos são irmãos, vivendo em harmonia e igualdade, ligados por laços de recíproca confiança, amizade e estima, estimulando-se, sempre, na prática de virtudes.
 
É uma escola, na qual cada um, estudando continuamente o conhecimento e a verdade, busca ser cada vez mais sábio e compenetrado do seu papel na luta por uma comunidade mais esclarecida, mais justa e mais feliz.
 
É um sistema de ética e de moral, fundamentado em sólida filosofia social e espiritual, em que seus adeptos, inspirados nos elevados sentimentos de amor fraternal e filantrópico almejam atingir o máximo aperfeiçoamento, em termos de cidadania, conduta, respeito, amor ao  próximo e de reverência para com o Ser Supremo.
 
A Maçonaria não é uma religião, conquanto tenha caráter religioso. Não pretende tomar o lugar da religião de ninguém, tampouco substituir as crenças religiosas de seus  membros. Através de toda a história da Maçonaria, protestantes, judeus, católicos, maometanos, hindús, budistas e outros nada encontraram na Maçonaria que fosse incompatível com suas convicções religiosas. Um requisito essencial do candidato à Maçonaria é de que acredite em um Ser Supremo.
 
Ao contrário do que muitos acreditam, a Maçonaria não é uma Sociedade Secreta. Atualmente isso não corresponde à verdade, mas já foi válido em séculos passados. Em todas as épocas aqueles que buscavam a Verdade, a despeito da versão oficial da mesma e a tentavam expor a seus semelhantes, se tornaram objeto de perseguição, seja por governantes tirânicos ou sistemas religiosos dogmáticos. Devido a essa perseguição, por vários séculos a Maçonaria teve que se ocultar. Não obstante, em todos os tempos a Ordem nunca cessou suas atividades, perpetuando seus ideais e ensinamentos, participando direta ou indiretamente no avanço das artes, das ciências e da civilização em geral. As Organizações Maçônicas Mistas e Femininas em todas as épocas trabalharam sempre enfatizando a igualdade dos sexos e a verdadeira fraternidade de toda a humanidade. Felizmente, hoje a Ordem já pode atuar abertamente, em benefício de todos os que se interessarem por seus estudos.
 
A Maçonaria não oculta sua existência. Não ocorrem tentativas de encobrir seus propósitos, finalidades e princípios. Milhares de livros já foram escritos a respeito da Maçonaria, sendo certo que você pode encontrar alguns deles na Biblioteca Pública, ou a venda em livrarias, e ficará sabendo que se trata de uma organização que tem como principais ensinamentos o Amor Fraternal, a Solidariedade e a Busca da Verdade. Por sua vez, os regulamentos das Lojas Maçônicas são publicados para conhecimento de qualquer pessoa e seus documentos constitutivos são registrados em cartório e, portanto, públicos.
 
Temos por finalidade levar a nossa filosofia e cultura a todas as pessoas, incentivando-as ao verdadeiro princípio da virtude, constituindo-se assim, como uma instituição essencialmente filosófica e solidária entre seus membros.
 
Nossa missão como instituição iniciática é perpetuar, desenvolver, transmitir conhecimentos e colaborar na evolução da humanidade, de modo que as pessoas vivam melhor e evoluam cada vez mais, individual e socialmente.