OUÇA EM MP3
NOSSA HISTORIA

A Origem da Maçonaria se perde nas noites do tempo, assim inicia-se Nossa História que é tão antiga quanto a Humanidade e perpetua sua Tradição na fidelidade aos princípios de liberdade democrática e das ciências iniciáticas; nosso Rito Maçônico de Memphis-Misraim é a continuação dos Mistérios da Antiguidade.
Até 1881 os Ritos de Memphis e Misraim seguiam rotas paralelas e concordes, no mesmo clima particular, quando então foram unificados por Giuseppe Garibaldi, que se tornou seu primeiro Grande Hierofante.
A origem da Grande Loja Mista do Rito de Memphis-Misraim e do Soberano Santuário da Maçonaria Brasileira do Antigo e Primitivo Rito Egípcio de Memphis-Misraim remonta essa Tradição Iniciática da Maçonaria Egípcia e revive ainda o ano de 2004, quando sem promover qualquer cisão ou dissidência, com a cooperação fraternal de Mestres Maçons adormecidos, o Ir.: Samuel Trindade, auxiliado por sua esposa a Irª Bianca Moreira da Silva, iniciam um trabalho independente, em Loja Maçônica Mista, na cidade de Campo Largo/Pr.
Em Agosto do ano de 2006, o Ir.: Samuel Trindade decide aceitar ao convite para filiar-se no Gonab – Grande Oriente Nacional Glória do Ocidente do Brasil (Potência Maçônica Fundada em 13 de novembro de 1961), membro do Clipsas (Centro de Ligação e de Informação das Potências Signatárias do Apelo de Estrasburgo - www.clipsas.com ), que oferece relevante apoio à diversas obediências maçônicas mistas e femininas. Nessa época a Ir.ª Bianca Moreira da Silva uniu-se com outras Mulheres Maçons na Fundação da Grande Loja da Maçonaria Feminina do Brasil.
Filiado ao GONAB – Grande Oriente Nacional Glória do Ocidente do Brasil, o Ir.: Samuel Trindade foi nomeado Delegado Geral do Grão Mestre para as regiões Sul e parte da jurisdição das regiões Centro Oeste e Sudeste do Brasil, sendo tambem fundador de diversas Lojas Maçônicas no Sul do Brasil, deixando assim grande contribuição nos trabalhos administrativos dessa Potência Maçônica.
No inicio do ano de 2008 o Ir.: Samuel Trindade é nomeado Chefe Nacional para o Brasil pela M.E.A.P.R.M.M.'. - Maçonaria Egípcia do Antigo e Primitivo Rito de Memphis-Misraïm quando auxiliado por sua esposa a Ir.ª Bianca Moreira da Silva, trabalham incansavelmente na construção do templo próprio, na cidade de Campo Largo/Pr, que na cerimônia de consagração na data de 29 de março do ano de 2008, reuniu muitos maçons (homens e mulheres) das diversas regiões do Brasil (conforme consta o arquivo das assinaturas do livro de presença).
Nesse Templo Maçônico, aos 24 dias do mês de maio do ano de 2008 foi lavrada a Ata de Fundação da Grande Loja Regular do Paraná, reunião que uniu Mestres Maçons dos três estados do Sul do Brasil e por decisão unânime, o Ir.: Samuel Trindade foi eleito o Primeiro Grão Mestre Fundador desta Obediência Maçônica, recebendo na cerimônia de instalação no dia 28 de junho de 2008, o Diploma de Grão Mestre Fundador junto com a Carta Patente emitida pelo ACMB – Alto Conselho Maçônico do Brasil que foi estabelecido como Corpo Maçônico de proveniência Regular pelo Alto Conselho Maçônico de Gales e Inglaterra. Nesta mesma data foi também fundado o Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Antigo e Aceito para a República Federativa do Brasil com apoio do Supremo Conselho de Grandes Inspetores Gerais do Rito Antigo e Aceito para a República Bolivariana da Venezuela, sendo o Ir.: Samuel Trindade eleito por decisão unânime no cargo de Soberano Grande Comendador. A Grande Loja Regular do Paraná auxiliou diretamente na fundação da Grande Loja Regular do Rio Grande do Sul, instalada em Setembro do ano de 2008 naquele estado e também foi a Grande Loja Mãe dos obreiros fundadores do Triângulo Maçônico Justiça e Disciplina - Nº 5, fundado em junho de 2009, que trabalha filiado à Grande Loja Regular de São Paulo. Em 30 de junho do ano de 2009, os obreiros da Grande Loja Regular do Paraná solicitam a Desfiliação/Desligamento do ACMB – Alto Conselho Maçônico do Brasil, para unirem forças na reativação dos trabalhos em formação de Potência Maçônica Mista. 
Assim nasceu a Grande Loja Mista do Rito de Memphis-Misraim e para confirmar esse propósito, nos dias 11 a 13 de Dezembro de 2009, realizou-se a Primeira Convenção Nacional que contou com a presença de maçons e familiares de norte ao sul do país, dentre os quais, imbuídos no mesmo propósito, lá também nos fizemos presentes, ocasião que tivemos alguns dos Irmãos de nosso Oriente sendo iniciados e outros sendo promovidos aos demais graus simbolicos. "Uma nova semente estava pronta" e daí em diante, iniciou-se todo o processo para vê-la germinar.
Foi então que, com os requisitos preenchidos, por consenso de todos foi escolhido e indicado o Ir.'. Reinaldo Pelegrinetti para a coordenação dos trabalhos rumo a fundação da Loja Maçônica federada à GRANDE LOJA MISTA DO RITO DE MEMPHIS-MISRAIM (G.'. L.'. M.'. R.'. M.'. M.'.), no Oriente de Itapetininga (SP), para então, com o incansavel esforço de todos os Irmãos ser concretizado e realizado os anseios comuns a todos.
Aos 18 dias do mes de março do ano de 2011, na cidade de Campo Largo/PR, lavrou-se a ATA DA SESSÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, presidida pelo Pod.'. Ir.'. Samuel Mineiro da Trindade, na qual foi assentada a Fundação e aprovou-se a Criação da Filial nº 07, denominada Augusta e Responsável Loja Simbolica LUZ DO MUNDO, para trabalhar sob os auspícios e no Rito da G.'. L.'. M.'. R.'. M.'. M.'., ocasião em que nomeou-se a Primeira Diretoria, composta pelos seguintes Irmãos Maçons: Reinaldo Pelegrinetti - Presidente; José Boaventura de Oliveira - Vice Presidente; Wilson Rodrigues Moreira - Secretário;  Araldo Meira Azevedo - Tesoureiro.    
Em 01 de julho do ano de 2011, presentes os Membros do Grande Comitê, sob a Presidencia do Pod.'. Ir.'. Samuel Mineiro da Trindade desenvolveu-se a solenidade de Instalação e entrega da Carta Constitutiva declarando a Loja como Justa, Perfeita e Regular, cujos documentos foram levados à Registro Público sob o nº 5.706, no Registro de Imóveis, Titulos e Documentos e Civil de Pesoa Juridica - Comarca de Itapetininga (SP).
Nosso lema é o respeito à tradição maçônica, tal como expressa no simbolismo operativo dos antigos rituais, obedecendo a divisão nos três graus simbólicos e primando pela qualidade das Instruções ministradas em Loja; Aceitar pessoas de ambos os sexos, sem distinção de raça, credo ou condição social, desde que preenchido o fundamental requisito de serem livres e de bons costumes; reconhecer, sob qualquer circunstância, todo Maçom - Homem ou Mulher - que tenha sido regularmente iniciado (a) numa Loja Maçônica; Rejeitar qualquer Landmark ou lei maçônica que viole a Constituição Brasileira, especialmente no tocante à igualdade de direitos e às garantias individuais e de liberdade de consciência.
Nosso objetivo é a evolução do EU proprio e a melhoria da humanidade, a investigação da verdade, a promoção da justiça, edificar Templos às Virtudes e cavar Masmorras aos Vícios. Cultuar em sua amplitude a Tríade Maçônica:- 
 
"LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE"