O segredo e o silêncio Maçônico

 

Nos tempos antigos, as Sociedades Iniciáticas possuíam os seus segredos e exigiam silêncio absoluto a todos os seus iniciados. A Maçonaria não foi diferente. nos tempos da Maçonaria Operativa, era absolutamente necessário que os processos técnicos que envolviam a arte de construir fossem protegidos. A Maçonaria Especulativa herdou estes famosos segredos que, outrora, serviram de base para as grandes perseguições sofridas.
Na sociedade atual, todas as pessoas têm acesso à informação, praticamente, não existe mais nenhum segredo na Maçonaria.
Contudo, para o Mundo profano, continuamos a ter o nosso segredo. O segredo Maçônico é, de fato, de ordem simbólica e iniciática.
Para alguns autores, o segredo Maçônico é um estado de iluminação interior que se alcança pela iniciação, que a linguagem humana não poderia traduzir e, portanto, trair, pois as palavras correspondem a conceitos, enquanto o pensamento iniciático transcende ao pensamento conceitual.
Desta forma, o segredo da Maçonaria só poderá ser apreendido depois de muito estudo e reflexão. De fato o segredo Maçônico é incomunicável, pois reside essencialmente no simbolismo dos graus, ritos, sinais, emblemas e palavras. E estes, embora possam ser conhecidos e divulgados, só são compreensíveis pelos iniciados ao evoluírem pelos diversos graus dentro da ordem.
Segundo F. Pignatel "Os verdadeiros segredos da Franco-Maçonaria são aqueles que não são ditos ao adepto e que ele tem de aprender a conhecer pouco a pouco, à medida que vai soletrando os símbolos". Sendo assim, "O que é transmitido pela iniciação não é o próprio segredo, pois ele é incomunicável, mas a influência espiritual que tem os ritos que vem sendo repassados pelas diversas oficinas através dos tempos”.
Fontes:F.Pignatel,R.Guenon
 Araldo Meira Azevedo
MM.`. CIM.`.SP/166
ARLS LUZ DO MUNDO